sábado, 28 de janeiro de 2012

Os benefícios dos temperos e especiarias

   E pra dar uma temperada no dia-a-dia, segue uma listinha de ervas, condimentos e especiarias e suas funções!!!


   Além de dar aroma e sabor aos alimentos, as ervas, especiarias, condimentos e temperos podem trazer benefícios diversos benefícios à saúde.
   Confira abaixo uma lista de temperos e suas ações no nosso organismo:
Açafrão: antioxidante, anti-inflamatório, anticancerígeno. Para arroz, sopas, carnes, pães e bolos.
Alecrim: digestivo e antioxidante. Para carnes e aves em geral, peixe, molhos, sopas e cozidos.
Alho: antioxidante, anti-inflamatório, antifúngico, bactericida, antiviral e digestivo; melhora a circulação sanguínea. Para carnes, aves, feijões, molhos em geral e refogados.
Canela: digestiva, antioxidante e anti-inflamatória; ajuda a prevenir osteoporose, controlar a pressão sanguínea, controla compulsão por doces, aliviar sintomas da menopausa e previne diabetes. Para compotas, infusões, marinados, picles, bolos, pães, biscoitos, mingaus, frutas e doces.
Cardamomo: antioxidante e anti-inflamatório. Muito utilizado na cozinha indiana, doces, peixe, carnes de carneiro, porco e sopas.
Cebola: antioxidante e digestiva. Para a grande maioria dos pratos salgados.
Coentro: antioxidante. Para peixes e frutos do mar, molhos, sopas, carnes e aves.
Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol. Para doces, pães, marinados, assados de porco e molhos.
Gengibre: antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral; ajuda a tratar problemas gastrointestinais, náuseas e doenças cardiovasculares. Para pratos da culinária baiana e japonesa (cru como acompanhamento), picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas, sucos e carne de porco.
Louro: antioxidante. Para cozidos, assados, feijões e carnes grelhadas.
Manjericão: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
Mostarda: antioxidante. Para conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).
Orégano: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
Pimentas: antioxidantes e termogênicas. Para a maioria dos pratos salgados. Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são irritantes da mucosa gástrica; em excesso podem afetar o sistema gastrointestinal.
Salsinha: favorece o equilíbrio hormonal, modula a coagulação. Para molhos, pastas e patês, saladas, legumes, peixes, sopas e guisados.
Sálvia: digestiva, antioxidante, antibacteriana e antibiótica. Para carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, massas, queijos e saladas.
Tomilho: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
   Além da sua utilização para temperar pratos doces e salgados, as ervas também podem ser utilizadas para aromatizar a água que consumimos. Anote a receita:

Água aromatizada:
1 litro de água mineral filtrada
1 ramo de ervas de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, etc) ou 1 colher de sopa de especiarias (cardamomo, anis estrelado, canela em pau, cravo, etc)
Higienize as ervas em água corrente. Coloque-as numa garrafa de vidro e preencha com a água. Mantenha em geladeira por aproximadamente 2 horas. Serva a seguir.


Até mais!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resoluções de ano novo: dicas para colocá-la em prática

E aí pessoal!!! Prontos pra colocar as resoluções de ano novo em prática??? Ou será que eu me atrasei tanto que muitos já esqueceram das promessas de comer menos e se exercitar mais?
Bom, pra aqueles que ainda continuam firme nos seus ideais de ano novo, aqui vão algumas dicas para conseguir colocá-los em prática, no ano TODO!!!


Início do ano é época de colocar aquela resolução em prática: emagrecer. O problema é que, pra maioria das pessoas, é mais fácil ganhar na loteria federal do que manter no ano novo aquelas resoluções tomadas nos últimos dias do ano que passou.
Mas o que está errado? O que fazer para que as resoluções de emagrecimento funcionem? Porque você não está conseguindo ser uma pessoa mais saudável? Não importa as suas resoluções de ano novo, é preciso saber como cumpri-las.
E pra isso deixo algumas dicas pra fazer a diferença em 2012:
1. Crie metas pessoais, que se encaixem no seu dia a dia. Dessa forma, é possível avaliar seu grau de comprometimento com seus planos de resolução de ano novo para emagrecer ou para ter uma vida saudável.
2. Avalie o ano que passou. O que você fez no ano que passou? Fez outras resoluções e não conseguiu cumpri-las? Avalie o que falhou e o que acertou. Se você fez outras resoluções de emagrecimento ou de mudança para um estilo de vida mais saudável, anote em um papel o que fez de errado e o que fez para acertar. Com isso, você visualiza o que não pode repetir e observa quanto se esforçou para cumprir suas resoluções do ano que passou. Se o esforço foi pouco, então é hora de mudar!
3. Tenha metas realistas. Não crie metas absurdas de atingir, já que essas são a melhor maneira de se auto-sabotar. Trace metas modestas. Perder 5 Kg por mês ou correr 10Km por dia pode ser assustador se você está começando com uma vida mais saudável. Pare e pense! Se você não fazia nenhum exercício físico, por exemplo, você pode criar a meta de se exercitar no mínimo 3-4 vezes por semana. Ou então, se estiver querendo emagrecer trace metas modestas de um quilo por mês, por exemplo. Você precisa manter e atingir suas metas. Não crie planos impossíveis que irão te frustrar. Comece pequeno!
4. Não pense naquilo que está perdendo. Muitas pessoas querem emagrecer e só pensam aquilo que estão perdendo em termos de “gostosuras”. Ou então, iniciam uma vida mais saudável com exercícios físicos e sentem-se frustradas por gastar o tempo com isso.  Pare com isso! Pense naquilo que está ganhando! Você está com uma alimentação mais saudável que lhe fará bem. Você está seguindo uma vida mais saudável. Se olhar as suas mudanças com lamentações, dificilmente vai conseguir aquilo que se propõe.
5. Monitore suas metas. Não basta criar metas, é preciso acompanhá-las. Muitas pessoas criam as metas no início do ano quando resolvem suas resoluções de ano novo, mas depois não monitoram como está o cumprimento das mesmas. Avalie o que está conseguindo cumprir mensalmente. Você tinha a meta de emagrecer um quilo por mês. Conseguiu? Não? Por quê? O que está falhando e o que está dando certo? Muito importante analisar esse ponto. Sem atitudes não haverá resultados!
6. Fique feliz e entenda suas limitações. Independente do cumprimento ou não de suas metas, fique feliz. Não está ainda conseguindo cumprir totalmente suas metas? Tudo bem! Não deixe de se esforçar e de seguir todo o monitoramento de suas metas. Isso não quer dizer que você deve “descer a guarda” e desistir ou relaxar. Mudanças podem ser difíceis, mas não deixe de estar feliz por elas!
7. Fuja de dietas milagrosas. O ideal é que o processo de emagrecimento seja feito aos poucos, sem exageros, para que a pessoa consiga manter-se magra.
8. Procura um profissional habilitado para acompanhar sua alimentação e exercício físico. Só assim conseguirá manter e/ou recuperar sua saúde de forma adequada!
E como disse Augusto Cury... “Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez!”
Feliz 2012!