Além de dar aroma e sabor aos alimentos, as ervas, especiarias, condimentos e temperos podem trazer benefícios diversos benefícios à saúde.
Confira abaixo uma lista de temperos e suas ações no nosso organismo:
Açafrão: antioxidante, anti-inflamatório, anticancerígeno. Para arroz, sopas, carnes, pães e bolos.
Alecrim: digestivo e antioxidante. Para carnes e aves em geral, peixe, molhos, sopas e cozidos.
Alho: antioxidante, anti-inflamatório, antifúngico, bactericida, antiviral e digestivo; melhora a circulação sanguínea. Para carnes, aves, feijões, molhos em geral e refogados.
Canela: digestiva, antioxidante e anti-inflamatória; ajuda a prevenir osteoporose, controlar a pressão sanguínea, controla compulsão por doces, aliviar sintomas da menopausa e previne diabetes. Para compotas, infusões, marinados, picles, bolos, pães, biscoitos, mingaus, frutas e doces.
Cardamomo: antioxidante e anti-inflamatório. Muito utilizado na cozinha indiana, doces, peixe, carnes de carneiro, porco e sopas.
Cebola: antioxidante e digestiva. Para a grande maioria dos pratos salgados.
Coentro: antioxidante. Para peixes e frutos do mar, molhos, sopas, carnes e aves.
Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol. Para doces, pães, marinados, assados de porco e molhos.
Gengibre: antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral; ajuda a tratar problemas gastrointestinais, náuseas e doenças cardiovasculares. Para pratos da culinária baiana e japonesa (cru como acompanhamento), picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas, sucos e carne de porco.
Louro: antioxidante. Para cozidos, assados, feijões e carnes grelhadas.
Manjericão: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
Mostarda: antioxidante. Para conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).
Orégano: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
Pimentas: antioxidantes e termogênicas. Para a maioria dos pratos salgados. Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são irritantes da mucosa gástrica; em excesso podem afetar o sistema gastrointestinal.
Salsinha: favorece o equilíbrio hormonal, modula a coagulação. Para molhos, pastas e patês, saladas, legumes, peixes, sopas e guisados.
Sálvia: digestiva, antioxidante, antibacteriana e antibiótica. Para carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, massas, queijos e saladas.
Tomilho: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
Além da sua utilização para temperar pratos doces e salgados, as ervas também podem ser utilizadas para aromatizar a água que consumimos. Anote a receita:
Água aromatizada:
1 litro de água mineral filtrada
1 ramo de ervas de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, etc) ou 1 colher de sopa de especiarias (cardamomo, anis estrelado, canela em pau, cravo, etc)
Higienize as ervas em água corrente. Coloque-as numa garrafa de vidro e preencha com a água. Mantenha em geladeira por aproximadamente 2 horas. Serva a seguir.
Até mais!