sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dicas para manter o peso nas festas de final de ano


O final de ano está aí novamente e com ele muitas comemorações. Um amigo secreto aqui, uma confraternização ali, além da ceia de Natal e Ano Novo com a família. Isso tudo é normal, anual e inevitável.
É nessa época que muita gente acaba recuperando o peso que levou meses para perder. Mas não desanime! Abaixo está listada uma série de dicas simples, mas que podem ajudar a aproveitar as festas, sem atrapalhar a balança e a saúde.
O que podemos fazer antes da festança:
o       Manter a regularidade de o seu plano alimentar;
o       Não pule refeições para compensar, isso só vai fazer com que aumente a compulsão alimentar na próxima refeição;
o       Nunca vá com fome a uma festividade. Faça um pequeno lanche antes. Sem fome será mais fácil resistir às tentações;
o       Beba bastante líquido como água, água de coco ou suco de frutas antes, durante e após as comemorações;
o       Uma diga de lanche saudável para antes das ceias e confraternizações é usar 2 colheres de sopa de aveia batido com 1 copo de suco de laranja + 1  fruta de sua preferência. Além de promover a saciedade, a aveia ajuda a controlar a absorção de açúcar e gordura, ajudando no controle de peso;
E por fim, algumas dicas para durante as festas:
o       Antes de se servir, verifique a mesa e decida o que vai colocar no prato;
o       Evite os petiscos antes do jantar. Lembre-se que já fez o lanche antes de ir;
o       Divida seu prato em 3 partes:
§    Na metade direita coloque saladas à base de muitas folhas verdes e frutas. Prefira os molhos de iogurte ou aqueles à base de azeite de oliva, limão, vinagre, cebola, orégano, pimenta ou ainda um vinagrete.
§    A outra metade deve ser divida novamente em 2 partes. Uma delas deve ser reservada para carnes magras. Peru, chester e lombo são melhores opções.
§    Na outra parte coloque o carboidrato, que poderá ser arroz à grega, batatas ou farofa.
o       É claro que não podemos esquecer-nos das bebidas alcoólicas. Elas são bastante calóricas e podem colocar tudo a perder. Uma forma de diminuir o consumo sem atrapalhar a festa é intercalar sempre 1 copo da bebida com 1 copo de água. Dessa forma, é possível se hidratar e também desintoxicar o organismo.
o       E por último as sobremesas. Prefira sempre os doces à base de frutas e evite repetir!
o       Lembre-se: comprometa-se com suas atitudes. Se exagerar terá prejuízos mais tarde!
Com todos estes cuidados, é possível aproveitar as festas sem sair da dieta e desregular a balança. E lembre-se que as festas de fim de ano são para confraternizar com amigos e familiares e não apenas para comer!

E que venha 2012! Que esse ano possa ser repleto de realizações, regado à boa saúde e bom humor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário