segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Verdades e mitos sobre o abacate


Com fama de engordativo, altamente calórico e gorduroso, o abacate foi, por muitos anos, banido de toda dieta de emagrecimento. Mas felizmente, estudos científicos comprovam que apesar de suas calorias, o abacate pode ajudar a emagrecer e prevenir diversos tipos de doenças.
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma encontrada no azeite de oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético está relacionado ao seu conteúdo de gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (conhecido como “bom colesterol”).
O uso frequente da fruta beneficia as artérias, pois reduz o “mau colesterol” e dilata os vasos sanguíneos, tendo uma ação importante no tratamento da hipertensão. Além disso, é um poderoso bloqueador de agentes cancerígenos, prevenindo o aparecimento de diversos cânceres.
Servido como parte de uma refeição ou lanche com baixo teor de gordura, o abacate contribui com alguns nutrientes importantes. Cento e dez gramas ou aproximadamente metade de um abacate médio, fornecem 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária de ácido fólico; fornece ainda 10% ou mais das recomendações diárias de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.
Ele também apresenta efeito anti-inflamatório e auxilia na detoxificação do fígado. Algumas de suas substâncias ativas, como o sitosterol, agem na redução do cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse. Essa propriedade, somado a sua ação anti-inflamatória e detoxificante ajuda no processo de emagrecimento e, principalmente na redução da gordura abdominal.
Quando ingerido entre, ou até mesmo antes das refeições, sua gordura, que é digerida lentamente pelo nosso organismo, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo assim o consumo alimentar. Além disso, o abacate ajuda a baixar o índice glicêmico da refeição, o que ajuda a controlar a produção de insulina e mantém o nível de glicose no sangue estável, evitando os famosos picos de fome que ocorrem pouco depois das refeições. Essa ação, além de auxiliar na perda de peso, ajuda a reduzir os níveis de glicose sanguínea e consequentemente, no tratamento do diabetes.
O abacate pode ser consumido com mel, batido junto com frutas ou na forma de salada. Existe ainda uma receita típica do México, onde o abacate é consumido de forma salgada. Uma maneira diferente e gostosa de saborear a fruta! Anote aí:

Guacamole
Ingredientes
½ abacate médio
1 dente de alho picado
1 tomate picado sem sementes
½ cebola picada
Coentro picado à gosto
Cebolinha verde picada à gosto
Pimenta malagueta ou pimenta do reino à gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal à gosto
Modo de preparo
Amasse o abacate e misture os demais ingredientes. Sirva com torradas integrais e palitinhos de legumes!

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Oi querida,
    Obrigada por todos os comentário no blog!
    Eu respondi!!!
    Ah e valeu pelas dicas!
    Bjocas!

    ResponderExcluir