sábado, 15 de outubro de 2011

Dores de cabeça: a causa e prevenção podem estar no alimento que você come



     A dor de cabeça, cujo nome científico é cefaléia, é uma sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. Sua importância frente à saúde dos indivíduos se dá devido às conseqüências negativas para o bem-estar e produtividade do paciente.
     Não se sabe a verdadeira e principal causa desencadeante da enxaqueca. Estresse, ansiedade, fadiga, tensões emocionais, alterações climáticas, iluminação inadequada, inalação de poluentes, oscilações hormonais, hábitos alimentares, desidratação e o excesso de bebida alcoólica são os principais fatores desencadeantes das crises de cefaléia.
     Na grande maioria, a dor de cabeça é provocada pela constrição dos vasos sanguíneos que irrigam a parte da cabeça que fica entre o couro cabeludo e caixa craniana. A circulação fica dificultada por conta da vasoconstrição, causando dor. Outras vezes a dor surge da constrição de vasos no interior do cérebro, reduzindo o fluxo sanguíneo e levando a sintomas neurológicos como perda temporária de parte da visão e tonturas. Em quaisquer casos o resultado é a dor, e, em ambas as situações, os alimentos têm sua parcela de responsabilidade.
     Sabe-se que a alimentação pode ser a causa de, aproximadamente, 20% dos casos de enxaquecas. Na lista de vilões encontram-se alimentos como o chocolate, o vinho tinto, as frutas cítricas, o açúcar, o leite de vaca e todos os seus derivados.  Isso ocorre porque esses alimentos apresentam, em sua composição, substâncias capazes de alterar o calibre e a pressão dos vasos sanguíneos, tendo como produto final a dor.
     Refrigerantes a base de cola, guaraná, café e o chá mate devem ser evitados, pois possuem grande quantidade de cafeína, substância que altera a circulação sanguínea. Alimentos embutidos, como a salsicha, lingüiça, salame e presunto, contêm nitratos e nitritos, que também alteram a pressão dos vasos sanguíneos, desencadeando as dores. Outros aditivos alimentares como o glutamato monossódico, presente no shoyo e temperos prontos, a fenilalanina, presente em refrigerantes, e alguns tipos de adoçantes artificiais também alteram o calibre dos vasos sanguíneos, colaborando para as crises.
     Por outro lado, existem alimentos que auxiliam o controle da dor, como é o caso dos ácidos graxos essenciais, presentes no azeite de oliva, sardinha, salmão e nos óleos de peixe. Temperos naturais como orégano, cravo, canela e gengibre inibem a produção de prostaglandinas, substância responsável pela sensação de dor. E também alimentos fontes de magnésio como as folhas verdes escuras, conseguem diminuir a pressão nos vasos sanguíneos, diminuindo as crises.
     Tão importante quanto evitar o alimento errado, é não deixar de alimentar-se. Ficar muito tempo sem comer causa uma queda de açúcar no sangue (hipoglicemia), que certamente irá colaborar para o início ou agravamento dos sintomas. Beber uma quantidade adequada de líquidos, principalmente água, também irá colaborar para a prevenção das crises.
     Diante dessas orientações você certamente poderá prevenir, ou pelo menos amenizar suas crises de dores de cabeça, seja qual for a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário