segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mamadeiras X Bisfenol A

A edição do dia 15/09/2011 do Jornal Hoje publicou a notícia tão esperada por alguns nutricionistas: a Anvisa proibiu a venda de mamadeiras plásticas que contêm bisfenol A, uma substância altamente tóxica presente em plásticos transparentes e que está associado à diversas doenças!
A substância está presente também em outros recipientes plásticos utilizados na cozinha, porém esses ainda serão comercializados até segunda ordem.
Dê uma olhada na matéria!





Anvisa proíbe venda de mamadeiras de plástico feitas com bisfenol A

Esse substância faz parte do policarbonato, um plástico transparente, e é comum nas mamadeiras mais baratas. Não há estudos conclusivos, mas há a suspeita de que cause problemas neurológicos em bebês.



Mamadeiras de todos os modelos, tamanhos e materiais. Algumas possuem um selo: zero por cento de BPA ou livre de BPA. Essa é a sigla de bisfenol A, uma substância que faz parte do policarbonato, um plástico transparente, bem durinho. É o material mais comum nas mamadeiras baratas.
O uso de policarbonato em mamadeiras já foi proibido no Canadá, na Austrália e na União Europeia. Agora o Brasil tomou a mesma decisão. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que a partir janeiro do ano que vem, esses produtos não podem mais estar nas prateleiras.
O BPA também é usado para fazer tigelas e copos plásticos, mas esses produtos continuam liberados. A proibição das mamadeiras é para proteger as crianças pequenas. Segundo a Anvisa, quando se ferve a mamadeira com leite dentro, aumenta o risco de contaminação. “O aquecimento favorece a migração do bisfenol para o alimento. Então é bom evitar aquecer a mamadeira no micro-ondas para evitar o limite da migração", explica Denise Resende, gerente de alimentos da Anvisa.
A Anvisa não tem estudos conclusivos, mas suspeita que o BPA pode causar problemas neurológicos em crianças com menos de um ano. Ingrid Costa, que mora no Varjão, perto de Brasília, diz que sempre deu para o filho dela madeiras feitas de BPA. Ela nunca soube que esse tipo de plástico pode prejudicar a saúde.
A Anvisa explica que não há nenhuma proibição para a venda de bicos de mamadeiras e chupetas. É porque esses produtos são feitos com outros materiais - como látex, silicone - e não com BPA.

3 comentários:

  1. Isso é verdade! Aqui nos EUA compramos as mamadeiras BPA Free. É o que eles garantem ser seguras para esterilizar com água quente ou mesmo no microondas.
    As chupetas que compramos são de silicone assim como os bicos das mamadeiras do mesmo modo como o seu post diz.
    Pequenos detalhes mas que fazem a diferença :)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Má! Pequenos detalhes que fazem a diferença mesmo!
    Diariamente somos expostos a milhares de contaminantes ambientais. Nunca vamos conseguir estar livres destes xenobióticos, mas se podemos minimizar nossa exposição, porque não faze-lo?!
    Bjo querido!

    ResponderExcluir
  3. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ...
    mamadeiras

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Mamadeira&IDCategoria=110
    ... ... ...
    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir