segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os prazeres e benefícios do chocolate

Vamos começar nossa conversa de forma agradável! E nada mais agradável do que falar de nada mais nada menos que chocolate! É isso mesmo: vamos falar dos benefícios do chocolate! E se entregar aos seus encantos, é claro! Bon Appetit!

                Descoberto em terras astecas e, posteriormente, levado ao continente europeu, o chocolate sempre exerceu um enorme fascínio sobre o ser humano. Ele, inicialmente, era conhecido apenas como uma bebida saborosa, com efeito energético e afrodisíaco. Somente mais tarde, por volta do ano de 1840, o chocolate passou a ser consumido em sua forma sólida como conhecemos hoje. Desde então, esse nobre e nutritivo alimento, derivado das sementes do cacau, viveu dias de glória, mas também de decadência. Durante alguns anos foi considerado inimigo número um das dietas e da boa saúde. Contudo, com recentes estudos, o chocolate parece ter saído do rol dos condenados e passou a figurar na lista dos alimentos benéficos à saúde.   
                Os flavonóides, substâncias polifenólicas com ação antioxidante, presentes em abundância no cacau e, portanto, no chocolate escuro, estão sendo amplamente estudados como protetores de doenças cardíacas, na redução da pressão sanguínea e até na melhora da sensibilidade à insulina e na função das células beta do pâncreas, melhorando, portanto, o diabetes.
                E as vantagens do consumo moderado do chocolate escuro não param por aí. Estudos científicos nacionais e internacionais comprovam que pessoas que consomem chocolate escuro regularmente vivem, em média, dois anos a mais do que as pessoas que não consomem. O chocolate também beneficia o sistema imunológico, reduzindo as chances do desenvolvimento de diversos tumores.
                Porém, existem algumas contra-indicações para o consumo diário de chocolate. Pessoas que sofrem de enxaquecas podem ter suas crises aumentadas devido a algumas substâncias presentes neste alimento. Também podem acelerar o desenvolvimento do vírus do herpes em pessoas susceptíveis. Isso sem contar nas pessoas alérgicas.
                Outra atenção que devemos ter é com o tipo e quantidade de chocolate ingerido. Vale lembrar que todas as ações benéficas citadas anteriormente ocorrem graças aos flavonóides presentes no cacau. Portanto, quanto maior a concentração de cacau, maior serão os benefícios. Todos os estudos apontam para o uso de chocolates com concentração acima de 55% de cacau (quanto mais amargo e mais escuro, maior é o teor da fruta), e a quantidade não deve ultrapassar a um tablete pequeno por dia, ou seja, de 30 a 50 gramas.
                Infelizmente, o nosso tradicional chocolate ao leite e também o chocolate branco possui um baixíssimo percentual de cacau, que de tão baixo dificilmente é divulgado no rótulo. Em compensação esses mesmos produtos exageram no açúcar, em aromatizantes artificiais e na gordura hidrogenada (gordura trans). Sendo assim, nem é preciso dizer que o consumo regular desse tipo de chocolate está longe de ser saudável.
                Portanto, fique de olho nesta dica e se permita saborear um bom chocolate. Desta forma você não atrapalha sua dieta e, de quebra, ajuda a afastar diversas doenças inimigas da boa saúde!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Depois mulher ainda fica chorando que chocolate engorda kkkkkkk olha o assunto inicial rssss
    É só maneirar na quantidade mulherada! rssss

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk
    Esse assunto inicial foi proposital!!! É pra mostrar que nem tudo tá perdido!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir